segunda-feira, 23 de abril de 2012

Como ter uma Saúde com Vida Sustentável?

É indispensável, no mundo atual, certas motivações que, anteriormente, eram individuais e agora necessitam serem coletivas. Tais como: ações orientadas por valores, uso criativo de situações visão holística de unidade (somos todos um), capacidade de compreender as coisas num contexto mais amplo, a valorização da diversidade, o questionamento do sentido das coisas espontaneidade nos gestos de comunicação, a compaixão e a saúde integral.
A Saúde Integral continua sendo uma conquista individual, mas considera-se o ponto de partida para que seja possível alcançar a sustentabilidade na vida coletiva, com a valorização dos recursos do planeta, ao invés de sua deterioração.
Saúde não é meramente a ausência de doenças, como muitos pensam, mais sim, um bem estar Integral do Ser nos seus aspectos físico-mentais, intelectual-emocionais, espirituais-humano.
Somos todos pertencentes à mesma espécie - a humanidade- e somos feitos da mesma substância primordial: a energia viva presente na natureza
Quando temos uma visão egoista da vida, somos blocos de gelos, frios, compactados em compartimentos fechados. Ao permitir irradiar o calor de nossos corações, descongelamos e descobrimos que somos água, a energia primordial da existência. Somos, assim, da mesma substância, que, abusivamente explorada, poderá ter logo a sua extinção no Planeta Terra.
Essas idéias que mobilizam o ser e provocam a sua reflexão, o movimento para seu interior no desenvolvimento de sua consciência individual.
O que acontece hoje é uma rejeição global de mão dupla: o ser humano não se vê parte do mundo natural e a natureza começa a reclamar de nossos comportamentos equivocados adotados no social nas diversas culturas.
É indispensável nossa modificação, num processo de transformação alquímica, pois na medida que nos sentimos mais completos em nossas atitudes e práticas na conquista da saúde integral, podemos refletir toda essa energia para que os outros e o planeta, como um todo, possam tornar-se mais valorizados e respeitados.
Ninguém é de ninguém, não há posse de alguém ou de algo, por isso é preciso aprender a usufruir e a partilhar esse sentimento com todos.
Ninguém é maior ou menor, nem superior ou inferior. Somos, sim, diferentes no nosso modo de pensar, sentir e ser na vida, porém somos iguais pelas características próprias que nos fazem seres humanos. Essas diferenças ressaltam o diferencial de cada um, constroem a diversidade no coletivo, tão necessária para formar um todo maior e inteligente, onde cada Talento individual será somado na direção dos valores humanos e coletivos na sustentação desse todo.
Como Seres Humanos conscientes que somos parte da natureza é necessário que nos relacionemos bem conosco mesmo - Saúde com Vida pois só assim poderemos ter a integração saudável com os outros, no coletivo e com o planeta, nosso lar, respeitando e valorizando a nossa Saúde através de uma Vida Sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo encontro é alquímico, todos tem algo a acrescentar. Seu comentário será muito bem vindo!